- the stories
- Posts
- amor unilateral
amor unilateral
Amor Unilateral
bom dia. se você sofre ao pensar que não existe garantia de reciprocidade, tente ver de outra forma: o que preenche um coração é a simples capacidade de amar.
FIRST THINGS FIRST
(Imagem: One Sings, the Other Doesn’t | Reprodução)
“Sempre amamos sozinhos, pois cada um ama a seu próprio modo, cada um ama com sua história, com seu sintoma, com suas perebas psíquicas, com seus perrengues transgeracionais”.
O trecho faz parte do livro “A gente mira no amor e acerta na solidão”, da psicanalista Ana Suy, que usa das suas experiências pessoais e profissionais pra ter uma conversa íntima com o leitor.
A ideia da autora é pensar na solidão como um sentimento comum a todos os seres, que não se esgota quando entramos em um relacionamento.
Partindo da ideia de que somos seres faltantes, ela defende que é preciso livrar do outro o compromisso de nos salvar. Em suas palavras, “ninguém salva ninguém no campo do amor”.
Se você parar pra pensar, vai ver que o amor é unilateral. Não apenas o amor romântico, mas qualquer tipo de gostar que a gente tem sobre alguém.
Isso porque o coração alheio é sempre um mistério. Além de não termos a certeza da veracidade daquilo que o outro diz, jamais saberemos se a sua concepção de amor é equivalente à nossa.
Pensando em relações sólidas e duradouras, o que pode existir são dois amores, cada qual do seu jeito.
Ainda que muitos sintam um aperto no peito ao ler isso, saber que o amor é solitário é também libertador. No final do dia, não é a garantia de reciprocidade que vai te preencher, mas a simples capacidade de amar.
Finalizando com as palavras da Ana Suy, “ao encontrar um amor, não encontramos a parte que nos faltava até então: encontramos a metade que fará falta a partir dali”.
Se amar nunca sai de moda…
PATROCINADO POR OFF PREMIUM
Quando nos sentimos bonitas e confiantes, o mundo entende que somos especiais e atraímos coisas maravilhosas para as nossas vidas.
Por isso, nada melhor do que presentear a si mesma com as roupas já estavam na listinha de desejo. Já pensou em vestir Farm, Animale, NV ou Maria Filó com até 70% de desconto? Então lê até o final para conferir uma boa surpresa.
Para todas as ocasiões, você encontra tudo que precisa em um só lugar:
🍽️ Roupa pro jantar pra conhecer os sogros.
💘 O look descontraído para o primeiro date.
💼 A roupa perfeita para o novo job.
🪩 Outfit para a festa com os amigos.
O app da OFF Premium tem tudo isso e muito mais. A boa notícia é que eles liberaram um cupom de 20% de desconto extra para primeira compra. Demais, né? Então não perca tempo, porque essa condição é válida até 30/09.
Clica aqui para baixar o app e use o cupom THESTORIES para garantir seu desconto extra de primeira compra.
O último gole
BASEADO EM UMA HISTÓRIA REAL
(Imagem: We Heart It | Reprodução)
Em uma de suas memórias mais antigas, a Maria lembra de ter perguntado para o seu pai o que era o amor, e ouvir como resposta que “amor era quando ele lhe dava o último gole do Yakult”.
Desde então, ela passou a associar o amor a uma espécie de cuidado. Era quando a gente gostava tanto do outro, que deixá-lo feliz era mais importante do que satisfazer nossas vontades.
Assim, seja nas brincadeiras da sala de aula, nos desenhos animados ou nos detalhes pequenos do dia a dia, ela vivia buscando esse tal de amor.
O encontrou todas as vezes que a Vilma, que trabalhava na sua casa, chegou mais cedo para que o bolo de fubá ficasse pronto na hora do café da manhã.
Também viu o amor quando a Catharina, sua melhor amiga de infância, brigou com aquela colega popular porque o nome da Maria não estava na lista da sua festinha de aniversário.
O encontrou no porteiro que decorava o nome de todos os alunos na hora de dar “bom dia”, e naquele baleiro simpático que sempre dava um desconto de “3 pacotes por 10”.
O amor também se fazia presente quando a sua mãe escolhia sua roupa, arrumava sua merendeira e passava horas brincando de boneca, montando lego e assistindo os desenhos da Disney.
Ainda em casa, além do gole de Yakult, a Maria sabia que o seu pai a amava toda vez que ele a levava na escola, com a rádio ligada nos sucessos na década de 1980 — famosa “Antena 1”.
Ela se lembra de um dia específico, que chegou em casa chateada depois de um desentendimento na escola. Naquela ocasião, ele dirigiu com ela por horas, até que todos os problemas sumiram.
Seu pai também fazia o melhor churrasco no domingo e, uma vez por mês, levava a Maria pra ir ao cinema e comer McDonald’s.
Talvez por todo esse amontoado de pequenas coisas, ela tenha esquecido “o que era o amor” quando ele foi embora sem se despedir.
Por mais que várias memórias da sua infância estejam completamente vivas na sua mente, ela não consegue se lembrar do dia em que ele partiu.
A Maria lembra de ver sua mãe chorando escondido no banheiro e da mala do seu pai que ficava encostada na porta do quarto. Mas, por incrível que pareça, não sabe dizer o que sentiu na falta do adeus.
Hoje, duas décadas depois do abandono, ela confessa que sente a ausência como uma cicatriz. É como se a ferida não tivesse mais exposta, mas ainda desse aquela fincada de dor quando alguém cutuca.
Com muitas sessões de terapia, a Maria aprendeu que nossas “faltas” nunca serão preenchidas, mas admite que tenta brincar com a presença — seja dando um gole de Yakult ou escutando “Antena 1” em uma tarde de domingo.
Pronta pra sair com o seu cabelo hidratado e brilhante por aí?
PATROCINADO POR N’ARTE
Sabe o que cabe dentro do frasco laranja da N’arte? Hidratação, brilho, nutrição, proteção UV e antifrizz. Porém, nenhuma embalagem é igual a outra — eles garantem.
📦 Assim como não dá pra colocar várias pessoas dentro da mesma caixinha, um mesmo shampoo para os diferentes tipos de cabelo não rola.
O shampoo e condicionador da N’arte têm uma fórmula personalizada com base em um questionário em que você aponta as necessidades específicas dos seus fios. Inclusive, você pode escolher a fragrância que preferir.
Sem falar que os produtos são feitos com ingredientes 100% limpos, veganos e cruelty-free. Clique aqui para garantir a melhor versão do seu cabelo com 10% OFF + frete grátis.
Basta usar o cupom THESTORIES10. 🛀🏽
Amor é sempre amor ❤️
EDITOR'S PICK
(Imagem: Call Me By Your Name | Reprodução)
Como está o clima de domingo? Relaxe, faça um café da manhã caprichado e siga as nossas dicas — seu dia vai começar melhor. 😉
Se você ainda não escutou, a nossa playlist pode salvar a trilha sonora do seu dia — e aquecer seu coração. 🧸
Você vive esperando o extraordinário pra ser feliz? Grandes momentos também fazem parte da vida, mas esse vídeo vai te mostrar que o extraordinário está mesmo é na nossa rotina. ❤️
Pra quem gostou do #MomentoCult, vale a pena se aventurar e refletir com o livro A gente mira no amor e acerta na solidão, da Ana Suy. 📚
Pra se deliciar sem sair da dieta. Essa panqueca fit de cenoura recheada com chocolate e cobertura proteica é a pedida certa. 🥕🍫
Pra finalizar… Uma sequência que vai te lembrar que “todos nós somos dignos de um amor tranquilo”. 🥰
Luísa Sonza não está sozinha… ❤️🩹
FOFOCA CULT
(GIF: Pinterest | Reprodução)
Aproveitando que o romance da Luísa Sonza com o Chico Moedas durou o tempo necessário pra virar #MomentoCult — e já esperando o próximo hit —, separamos aqui 5 traições que acabaram em música:
Sorry - Beyoncé: Na quarta faixa do álbum “Lemonade”, a queen Bey fala da traição do seu marido, Jay-Z. O principal destaque é o trecho “é melhor ele ligar pra Becky do cabelo bom” — indireta bem direta pra designer Rachel Roy;
Cry Me a River - Justin Timberlake: Pra quem lembra do icônico romance que marcou os anos 2000, a letra de “Cry Me a River” foi um recado de Justin Timberlake pra Britney Spears depois do término;
50 Reais - Naiara Azevedo: Nesse clássico da música sertaneja, Naiara já começa falando “essa música que eu vou cantar agora é uma história verídica que aconteceu comigo”. No caso, ela viu mensagens de seu ex-namorado combinando de encontrar com outra;
Music Sessions #53 - Shakira: Depois de se divorciar de Gerard Piqué, Shakira não poupou o ex de alfinetadas, e a música ainda rendeu uma disputa entre as marcas de relógio Rolex e Casio;
Part of Me - Katy Perry: Considerada um verdadeiro hino pra quem quer superar um término, a música fala da suposta traição do então marido da Katy, o humorista britânico Russel Brand.
😀😐🙁 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.
🎟️ Quer divulgar seu negócio conosco? É só clicar aqui.
A próxima pode ser a sua 💌
FINAL NOTES
Gostou da história que leu? A próxima pode ser a sua. Conte pra gente aquela história de amor que só você sabe e tem dentro de si. Afinal, todo mundo tem a sua.
Envie para: [email protected]
Queremos compartilhar, pelo menos um pouquinho, desse sentimento que você tem aí dentro. Você nunca sabe o que ele pode provocar nas pessoas…
the stories.cc 🧸
Nem sempre com finais felizes, mas sempre verdadeiras. Histórias de quem realmente sentiu algo sincero, diretamente entregues na sua caixa de entrada.
A cada história uma emoção. Sempre aos domingos de manhã, às 08:08.
até domingo que vem!
Sempre chegamos a sua caixa de entrada por volta das 08:08. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.