escolhas e renúncias

como dizer "sim" para um lado significa dizer "não" para outro, é natural que haja sofrimento. na dúvida, pense bem por qual lado vale a pena sofrer.

As Pontes de Madison

FIRST THINGS FIRST

Imagine descobrir, no dia da morte da sua mãe, que um “caso” do passado foi o grande amor da vida dela? 

No filme As Pontes de Madison, Francesca (Meryl Streep) fez um pedido pra lá de inusitado em seu testamento: que suas cinzas fossem jogadas na ponte Rosemanponto turístico da cidade de Madison.

Para que seus filhos entendessem seu desejo, Francesca deixou uma carta desvendando o mistério: durante 4 dias, ela viveu um romance com o fotógrafo Robert Kincaid (Clint Eastwood), que passou pelo local para registrar as pontes da cidade.

  • Enquanto os filhos de Francesca descobrem o que se passou naqueles dias, os espectadores acompanham uma bela — e sensível — história de amor.

Olhando de fora, o enredo pode parecer questionável, mas o filme nos envolve de tal forma que fica difícil não se encantar pelo romance proibido de Francesca e Robert.

Eça de Queirós dizia que o amor eterno é o amor impossível. Os amores possíveis começam a morrer no dia em que se concretizam.

Talvez se a protagonista optasse por largar sua família e viver essa paixão, a magia daqueles 4 dias não existiria mais. Ou talvez o amor dos dois ficaria cada dia mais forte — quem é que pode saber? 

Um encontro — em qualquer fase da vida — é marcado por olhares e toques acidentais. Por diálogos que acabam na descoberta de compatibilidades e na confiança de compartilhar sentimentos.

  • Muitas pessoas passam uma vida inteira em busca dessa conexão sem jamais encontrá-la. Outras, pensam que ela sequer existe.

Enfim… Se a vida te presenteou com um desses encontros, sinta-se privilegiado — ainda que não tenha durado para sempre.

BASEADO EM UMA HISTÓRIA REAL

A jornada continua

Rita tinha apenas 19 anos quando começou a trabalhar em um hotel na Amazônia.

Com muita curiosidade e sede de viver, foi surpreendida ao ser informada que o hotel receberia um grupo para inspeção de uma viagem — que seria filmada pela BBC e pela National Geographic.

Sem saber o que esperar dos hóspedes — e torcendo para dar uma treinada no seu inglês —, Rita teve uma visão muito mais interessante do que qualquer animal exótico da floresta: David.

Com cara de surfista, camisa florida e os olhos bem azuis, o americano fez o mundo da jovem brasileira parar.

O coração estava na boca, mas o lado profissional falou mais alto e — por ora — ela escondeu o sentimento.

Entre idas e vindas da cidade para os locais de inspeção da floresta e da comunidade, ele a convidou para comer um Mc Donalds. Rita não gostava de hambúrguer, mas acabou aceitando — só pra treinar o inglês, né? 

O papo fluiu e o frio na barriga não deixava dúvidas, mas ela preferiu não arriscar e David retornou ao seu país sonhando com o beijo que não aconteceu.

  • Alguns meses depois… ele estava de volta a Manaus, para recepcionar a equipe que iria filmar o documentário.

Rita ficou encarregada de buscá-lo no aeroporto e, quando o olhar dos dois se cruzou, ela sabia que aquele sentimento era recíproco — e que dessa vez não teria escapatória.

No caminho do aeroporto para o hotel, estava tocando a música More Than Words do grupo Extreme e David — com um português sem vergonha — foi traduzindo toda a letra para a brasileira, que não conseguiu recusar quando ele a convidou para jantar.

Jantaram, almoçaram, riram bastante e curtiram muitos momentos dessa amizade, sem pressa para o que viesse depois. Todos os dias após as filmagens, David ia até a comunidade onde Rita morava e a levava para comer Mc Donalds — à essa altura, o Big Mac virou sua refeição preferida.

Em um desses almoços — mais precisamente falando, no dia 11 de setembro de 2001 —, David convidou Rita para ir embora para os Estados Unidos. Enquanto ela pensava na resposta, uma notícia na televisão chamou atenção: o ataque terrorista às Torres Gêmeas.

Ele a encarou com aquele par de olhos azuis bem assustados e disse que precisava retornar ao seu país. Sem mais explicações, os dois foram correndo para o aeroporto e, antes dele embarcar, deram seu primeiro beijo — que já tinha gosto de despedida.

Passado um longo tempo… David escreveu dando notícias. Disse que estava em uma missão, mas não poderia contar detalhes. Sem fazer mais planos para o futuro, finalizou o e-mail com a seguinte frase “saiba que eu serei seu eterno amigo, me chame sempre que precisar”.

  • Rita estava de coração partido com o sumiço de David, mas resolveu seguir sua vida.

Conheceu uma nova paixão — Ricardo — e casou-se logo em seguida. Tiveram 2 filhos e há 18 anos têm o prazer de viver uma relação leve, madura e de muito companheirismo.

Durante algum tempo, Rita e David continuaram trocando alguns e-mails mas ela nunca soube — de fato — o que tinha acontecido.

Até que… em janeiro de 2021, tudo ficou mais claro.

David enviou um e-mail contando que estava morando em Nova York e tinha acabado de escrever um livro autobiográfico, reservando algumas páginas para falar de sua história com a brasileira que conhecera há alguns anos.

Pesquisando o nome completo de David no nosso querido amigo Google, Rita teve acesso à biografia e viajou na leitura que lhe permitiu conhecer o misterioso americano que marcou seu passado.

  • Ele era um Sniper — atirador — da marinha americana.

Quando veio ao Brasil, tinha recém-saído das forças armadas e, por recomendação de seu chefe, foi indicado para gerenciar o documentário que Rita acompanhou.

Logo após o 11 de setembro, David foi convidado para fazer parte das Forças Especiais dos Estados Unidos, seguindo para uma missão no Iraque.

Fernando Sabino dizia que o diabo desta vida é que entre cem caminhos temos que escolher apenas um, e viver com nostalgia dos outros noventa e nove.

Após 19 anos, Rita entendeu porque ele nunca voltou e o motivo daquele abraço de despedida tão forte: David era fascinado por seu trabalho, mas como forma de proteger as pessoas ao seu redor, precisaria escolher entre a missão ou o amor.

Ao ler os capítulos relatando a história dos dois, Rita finalmente descobriu que ele a amava e justamente por isso, sabia que não seria justo exigir que ela o esperasse por tanto tempo.

  • Nas palavras de David, a felicidade não é um ponto final, ela está no meio do caminho, enquanto você faz planos e projetos, a jornada continua.

Rita continua casada, mas acredita que foi um presente lindo ter caminhado um pedacinho da jornada ao lado daquele americano de olhos azuis. Ainda que a vida dos dois não se cruze novamente, ela sorri ao saber que essa história está registrada em um livro — bem como em seu coração.

Tem gostado das nossas histórias?

COMPARTILHE AMOR

Esperamos que sim. Nosso desejo é que o the stories aqueça o máximo de corações possíveis — e achamos que você pode nos dar uma mãozinha.

  1. Que tal postar um print da edição de hoje nos stories e marcar o @thestories.cc?

  2. Clique aqui para enviar a edição de hoje por WhatsApp para todos os seus amigos que merecem começar o domingo melhor.

Nostalgia de domingo 💙

EDITOR'S PICK

O mês natalino chegou. Com o final de ano batendo na porta, talvez o sentimento de nostalgia esteja mais forte. Pensando nisso, selecionamos o que de melhor encontramos para deixar seu dia mais leve. Enjoy. 🙇‍♀️

  1. Gostou do filme escolhido para o #MomentoCult? Se ainda não assistiu, As Pontes de Madison está disponível na HBO, Net Now e iTunes. Faça uma pipoca e se emocione com este clássico.🍿

  2. Que tal adoçar um pouco o seu domingo? Inspirado no sanduíche preferido de Elvis Presley, este tostex de banana com creme de avelã e chocolate vai deixar seu café da manhã especial. 👩‍🍳🥰

  3. Para quem adora um cineminha — e sentiu falta durante a pandemia — nossa indicação vai para o filme Casa Gucci, inspirado na história real da família por trás da marca. Clique e confira a programação dos cinemas da sua cidade. 🎥🎞️

  4. Como um pouco de leitura sempre cai bem, indicamos a obra mais famosa de Marçal Aquino, Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios — o título já convence, né? Aproveite a oferta. 📚

  5. E por falar em saudade… Você já conferiu nossa playlist? Escute e envie para a primeira pessoa que vem na sua cabeça quando o assunto é saudade. 🎶❤️‍🩹

  6. Às vezes, atitudes falam mais do que palavras. Clique aqui e conte pra gente qual a sua forma de dizer “eu te amo”. 🧸

Quer divulgar seu negócio conosco? É só clicar aqui.

A próxima pode ser a sua 💌

FINAL NOTES

Gostou da história que leu? A próxima pode ser a sua. Conte pra gente aquela história de amor que só você sabe e tem dentro de si. Afinal, todo mundo tem a sua.

Envie para: [email protected]

Queremos compartilhar, pelo menos um pouquinho, desse sentimento que você tem aí dentro. Você nunca sabe o que ele pode provocar nas pessoas…

the stories.cc 🧸

Nem sempre com finais felizes, mas sempre verdadeiras. Histórias de quem realmente sentiu algo sincero diretamente entregues na sua caixa de entrada.

A cada história uma emoção. Sempre aos domingos de manhã, às 08:08.