- the stories
- Posts
- meu herói
meu herói
dizem que a ausência é a mais fiel das presenças. quem está ocupando seu peito de saudade?
Ausência
FIRST THINGS FIRST
Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.
Carlos Drummond de Andrade (1902–1987) foi um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos. Com um vasto repertório, os poemas de Drummond continuam emocionando todas as gerações — além de sempre marcarem presença no Enem. risos.
No poema acima, o eu-lírico — como chamamos o pensamento de quem está narrando — percebeu que a saudade não é sinônimo de falta, mas sim o contrário: uma presença constante.
Como bem dizia o compositor Peninha, ter saudade é melhor do que caminhar vazio.
Carregamos conosco as pessoas, os objetos e os momentos que fizeram parte da nossa vida. Dessa forma, estar só é como estar acompanhado de todas as lembranças e memórias que temos dentro da gente.
Quando a solidão invadir a sua sala, não perca tempo tentando acabar com ela. Ao invés disso, tente preenchê-la de coisas boas — você continuará sozinho, mas experimentará o aconchego de uma solidão povoada.
BASEADO EM UMA HISTÓRIA REAL
A casa da saudade
David e Priscila se conheceram quando ainda estavam na faculdade. Ela cursava direito e ele medicina, ambos sonhando em trilhar um caminho de muito sucesso profissional, para depois formarem uma família.
Como o destino — e uma pitada de descuido — acabam mudando nossos planos, no último ano do curso, Priscila engravidou.
Casaram-se logo após a formatura e David Júnior chegou virando a vida do casal do avesso — e mostrando que, às vezes, o avesso é o nosso lado certo.
Estavam muito felizes com o amor — e a bagunça — que a chegada do filho trouxe, mas David ainda sonhava em ter uma menina — que ele já sabia que se chamaria Larissa.
Alguns anos depois… Larissa chegou.
Como bem previsto por David, a ligação dos dois era realmente inexplicável. Larissa puxou as covinhas e o riso fácil do pai, que entendia todas as aflições e anseios da filha apenas pelo olhar.
Dizem que ser pai é como ter dois corações e entender que o mais importante deles bate fora do nosso corpo.
David fazia de tudo para aquecer esses corações que andavam com as próprias pernas. Sabia que não poderia escolher o caminho traçado por seus filhos, mas se esforçava para mostrar que eles nunca estariam sozinhos.
Além do carinho com os “de casa”, Dr. David era muito querido por todos os seus pacientes. Usando palavras doces, buscava amenizar a angústia daqueles que entravam em seu consultório, afinal, o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe.
De lá pra cá, David e Priscila cresceram juntos.
Dividiram apartamento, contas pra pagar e muitos potes de sorvete. As diferenças foram aumentando — bem como as discussões —, mas eles ainda encontravam, no aconchego um do outro, uma forma de sorrir através do abraço.
Quando fez 40 anos, David foi diagnosticado com Transtorno Afetivo Bipolar — distúrbio marcado por fortes mudanças no humor, na personalidade e no comportamento de quem é diagnosticado.
Por algumas complicações em seu quadro clínico, acabou falecendo em 2015.
Larissa — que nos contou essa história — lembra do pai como alguém que adorava fazer trilha aos finais de semana e organizar viagens com toda a família. De quem a ensinou que um sorriso é capaz de iluminar um ambiente e que a gente não precisa de muito para mudar o dia — ou a vida — de alguém.
Há quem diga que relembrar histórias aumenta o vazio, mas Larissa discorda. Ela acredita que a memória é a casa da saudade e mantê-la cheia garante que seu amor esteja sempre bem abrigado.
Hoje, Larissa está se formando em medicina, no mesmo mês em que seu pai faria aniversário. Ela ainda não sabe qual especialidade pretende seguir, mas, pela influência do pai, uma coisa é certa: exercerá a profissão de forma humana.
Conheça seu amor de verão usando Linus
PATROCINADO POR LINUS
Conquiste pelos pés. risos. Você já deve ter visto alguém usando uma Linus por aí — seja na praia, no shopping ou em um restaurante, afinal, ela combina com mil e uma ocasiões.
As sandálias da Linus vêm arrancando suspiros por aí, por serem extremamente confortáveis, estilosas e superfáceis de lavar, além de serem feitas pensadas no meio-ambiente.
A produção da Linus é 100% nacional, ela é feita com matérias-primas sustentáveis, totalmente reciclável, vegana e já possui o selo “Carbon Free”.
Temos certeza que seu verão vai render boas histórias — até de amor, quem sabe — e você merece vivê-lo com uma Linus nos pés…
Clique aqui para escolher a sua cor favorita (você vai se apaixonar pelas 16 cores disponíveis) seja para você ou para presentear neste fim de ano. PS: Você ainda ganha R$20 de desconto com o cupom THESTORIES. É pra morrer de amores mesmo…
Love & Chill 🧸
EDITOR'S PICK
Como estão os preparativos para o final do ano? Ainda que você seja da turma da correria, acreditamos que é bom reservar um dia da semana pra relaxar. Curta as nossas dicas e termine o domingo mais descansado — e mais cult também. 🤓
Gostou do poema escolhido para o #MomentoCult? Clique para ler mais obras de Carlos Drummond de Andrade — para refletir ou garantir uma nota boa na prova de literatura. risos. 📝
Quer aprender a preparar uma panqueca americana? A gente pega leve durante a semana para aproveitar momentos como esse. Clique e deixe seu café da manhã especial.👩🍳🥞
O filme Ataque dos Cães — lançamento da Netflix — já é um dos mais elogiados de 2021. Com uma atuação impecável e um final chocante, tem tudo para conquistar muitos prêmios no ano que vem. Vale a pena conferir. 🎥🎞️
A citação de Peninha no #MomentoCult é um trecho da música Sonhos, que ganhou ainda mais significado na voz de Caetano Veloso — e, claro, já está em nossa Playlist. Aproveite e curta uma trilha sonora de qualidade no seu domingo. 🎶
Quer aparecer em nosso Instagram? Mande por direct uma foto daquela pessoa especial e a descreva em poucas palavras — que falam pouco e dizem muito. Os avós da Victória já receberam uma linda homenagem.❤️
Já entrou no clima de natal? Clique para ver uma surpresinha que vai te incentivar a começar a decoração natalina.🎄
Quer divulgar seu negócio conosco? É só clicar aqui.
A próxima pode ser a sua 💌
FINAL NOTES
Gostou da história que leu? A próxima pode ser a sua. Conte pra gente aquela história de amor que só você sabe e tem dentro de si. Afinal, todo mundo tem a sua.
Envie para: [email protected]
Queremos compartilhar, pelo menos um pouquinho, desse sentimento que você tem aí dentro. Você nunca sabe o que ele pode provocar nas pessoas…
the stories.cc 🧸
Nem sempre com finais felizes, mas sempre verdadeiras. Histórias de quem realmente sentiu algo sincero diretamente entregues na sua caixa de entrada.
A cada história uma emoção. Sempre aos domingos de manhã, às 08:08.