- the stories
- Posts
- o que importa pra você?
o que importa pra você?
nada é tão sublime ou tão sufocante a ponto de durar para sempre. na vida, tudo passa — difícil é saber o que fica.
Que seja eterno enquanto dure
FIRST THINGS FIRST
Soneto de Fidelidade
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
Vinícius de Moraes (1913-1980) foi um dos maiores poetas e compositores do país. Precursor da Bossa Nova, o carioca era também diplomata, dramaturgo e jornalista.
Ao contrário de Mário Quintana, que queria ser "amado baixinho" — se você lê nossa newsletter sabe do que estamos falando — Vinícius era desses que se entregam de corpo e alma à pessoa amada.
Mesmo com tal devoção, já na primeira estrofe do poema acima, ele deixa claro que um amor não apaga os outros encantos que possam aparecer pela vida.
Para o poeta, a prova do sentimento não seria ter olhos apenas para a pessoa amada, mas sim ter a liberdade de olhar pro mundo e continuar se encantando mais por quem está ao lado — profundo, né?
Já na última estrofe, Vinícius utiliza um paradoxo — que vai contra o senso comum — ao usar a palavra "infinito" para algo que pode não durar para sempre.
Neste caso, a fidelidade seria a entrega total ao amor, enquanto a chama ainda está acesa.
Por fim... Se você está sofrendo pela paixão que foi embora, é sempre bom lembrar: no espaço de tempo em que durou, o amor permanece infinito.
BASEADO EM UMA HISTÓRIA REAL
A felicidade vem de dentro
Luís trabalhou muito duro para conquistar tudo que tem. Dono do próprio negócio, passou anos trabalhando de domingo a domingo até poder usufruir da parte boa que seu suor lhe proporcionou.
Hoje — aos 40 anos — mora em uma cobertura de frente pro mar, dirige um carro importado e vive pegando camarote nas baladas. Troca de namorada mais ou menos uma vez por ano e não pensa em ter filhos — detesta crianças.
Em uma dessas noitadas, conheceu Paula. Um pouco mais nova que ele, médica, bem-sucedida e amante de viagens e bons vinhos.
Começaram a conversar e Luís logo se encantou — sabe aquelas pessoas que iluminam uma sala? Paula iluminava a avenida inteira.
Depois de alguns flertes, trocaram contato e combinaram de jantar na semana seguinte. Paula chegou com um sorriso no rosto, um lindo vestido preto e uma surpresinha: seu filho Gabriel de 6 anos.
Luís não gostou da surpresa, mas pro bem da paquera resolveu "agir naturalmente".
Quando Gabriel levantou-se para ir ao banheiro, Paula pediu desculpas e contou que o pai da criança não se fazia presente, por isso ela o levava para seus encontros.
Luís lembrou da sua infância, do pai que foi embora e do quanto sua mãe batalhou para criá-lo sozinha.
Quando Gabriel voltou, Luís olhou nos seus olhos e, por um instante, se reconheceu.
No domingo da semana seguinte, combinaram de tomar um sorvete. Gabriel chegou com um suéter manchado e contou que seus colegas fizeram aquilo porque zombavam da roupa que ele vestia.
Paula ficou preocupada mas Gabriel disse que não ligava. Aquele suéter era o seu preferido — presente da sua avó materna, que o fez com tanto carinho.
Luís comentou que as crianças às vezes são bem maldosas e perguntou por que o garoto fazia questão de usar aquela roupa. Gabriel respondeu: porque isso deixa a vovó feliz.
Naquele momento, Luís percebeu o quão pouco ele sabia sobre a vida.
O que é mais importante: a opinião dos outros ou agradar quem a gente ama? Muitos sabem a resposta, mas poucos a aplicam de forma tão literal quanto Gabriel.
Alguns anos depois... Luís e Paula não estão mais juntos, mas a história de amor que queremos contar não é essa.
Gabriel está com 15 anos. Entrou para o time de futebol do colégio e namora uma menina linda chamada Maria. Sábado passado, a apresentou para o Luís — os dois continuam se encontrando toda semana.
Quarta é dia de jogo e aos domingos saem pra almoçar. Gabriel sonha em ser médico e os dois já estão planejando a viagem que irão fazer quando ele passar no vestibular.
O "quarentão" continua solteiro e ainda frequenta as baladas da moda, mas aprendeu com Gabriel o que ninguém o havia ensinado: nossa verdadeira riqueza e felicidade vem de dentro — e dinheiro nenhum compra.
Dicas de domingo ❤️🔥
EDITOR'S PICK
Pensando no tempo que vocês gastam procurando por entretenimento de qualidade — muitas vezes sem encontrar nada —, passamos a semana selecionando só coisas boas pra você não errar nesse domingo. Aproveite… 🤗
Gostou do poema escolhido para o #MomentoCult? Clique para ler mais obras de Vinícius de Moraes — nem todas são de amor, mas com certeza te farão sentir (seja lá o que for). 📝
Tá, mas como faz isso de se amar? Autoestima é um exercício diário, mas algumas dicas práticas podem ajudar. Assista ao vídeo e reflita se seu amor próprio está em dia. 🙇♀️
Foi lançado na madrugada dessa sexta-feira o tão esperado Music of the Spheres, álbum novo do Coldplay. Vale a pena conferir todas as 12 faixas, mas a música Let Somebody Go, com a participação de Selena Gomez, merece uma atenção especial. Enjoy… 🎶
Quem não se derrete por romances de época? Hoje a nossa dica vai para o filme Razão e Sensibilidade, melhor adaptação desse clássico atemporal, que encanta todas as idades e gerações (disponível no Netflix e iTunes). 🎞️
Como nem só de Netflix vive o homem, sugerimos para a leitura O Peso do Pássaro Morto que, tratando de temas pesados com uma narrativa doce, acompanha a vida de uma mulher dos 8 aos 52 anos de idade. Confira.📚
Aproveitando o embalo de romances de época e literatura, mostramos uma edição super especial do clássico Orgulho e Preconceito no nosso Instagram. Clique para conferir. 📖
Por fim… Se está gostando de receber nossas histórias de amor todo domingo, que tal clicar no botão abaixo e compartilhar com uma pessoa especial? ❤️
A próxima pode ser a sua 💌
FINAL NOTES
Gostou da história que leu? A próxima pode ser a sua. Conte pra gente aquela história de amor que só você sabe e tem dentro de si. Afinal, todo mundo tem a sua.
Envie para: [email protected]
Queremos compartilhar, pelo menos um pouquinho, desse sentimento que você tem aí dentro. Você nunca sabe o que ele pode provocar nas pessoas…
the stories.cc 🧸
Nem sempre com final feliz, mas sempre verdadeiras. Histórias de quem realmente sentiu algo sincero diretamente entregues na sua caixa de entrada.
A cada história uma emoção. Sempre aos domingos de manhã, às 08:08.