sossega e desinquieta

não adianta esperar o amor chegar ou o dinheiro entrar para ser feliz: a vida é o que acontece enquanto estamos fazendo outros planos.

sossega e desinquieta

não adianta esperar o amor chegar ou o dinheiro entrar para ser feliz: a vida é o que acontece enquanto estamos fazendo outros planos.

A vida é assim
FIRST THINGS FIRST

(Imagem: Pinterest)

Sentimento que não espairo; pois eu mesmo nem acerto com o mote disso ― o que queria e o que não queria, estória sem final. O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza! Só assim de repente, na horinha em que se quer, de propósito ― por coragem. Será? Era o que eu às vezes achava. Ao clarear do dia.

O trecho acima é de Grande Sertão: Veredas, uma das maiores obras da literatura brasileira, e único romance de João Guimarães Rosa.

A história é narrada pelo ex-jagunço Riobaldo, que apresenta o sertão a partir do seu ponto de vista. De forma desalinhada, o leitor passa por relatos, reflexões e inquietações do personagem.

  • Dizendo que a vida esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta, ele mostra que o nosso caminho é cheio de altos e baixos.

Cheio de desconfortos, vazios e aflições. Cheio de inseguranças, dores e delícias. Com muitos momentos mornos, outros difíceis, e alguns raros picos de felicidade plena.

E seja no sertão ou na cidade grande, para Riobaldo ou para você, a citação em negrito é quase universal: o que a vida quer da gente é coragem.

Até porque, ainda que o seu planejamento seja mais parecido com uma linha reta, a nossa trajetória geralmente acaba em uma estrada cheia de curvas.

Mas como ser surpreendido pela vida pode ser muito mais gostoso do que seguir um script pronto, são essas mesmas curvas que te mostram as mais belas paisagens.

  • Assim, em vez de tentar seguir um roteiro, talvez seja mais fácil aceitar que a gente só descobre o nosso real propósito enquanto estamos caminhando.

No final do percurso, a linha de chegada pode virar linha de partida. Seja no sossego ou na desinquietação, Guimarães Rosa tem razão: o que a vida quer da gente é coragem.

Um incentivo pra você trabalhar a “interessância”
RESEARCH

A pesquisa mais completa sobre o comportamento da GenZ está pra ser lançada e você 🫵🏻 vai poder dizer que fez parte desse projeto.

Leitores do jornal mais querido do Brasil enviaram perguntas e curiosidades sobre a geração Z.

Eles juntarem tudo pra criar um quiz bem na vibe Buzzfeed. Sim, você vai relembrar a época que fazia todos os testes de personalidade da internet e se divertir enquanto responde. 😉 

E seguindo o estilo dênius de ser, se você responder até o final (e fizer parte da GenZ), vai concorrer ao MAIOR GIVEAWAY DE PRODUTOS THE NEWS já feito.

Quem sabe a gente não entende porque tá tão difícil amar? risos. Vem aqui participar e boa sorte.

Como você se imagina daqui a 5 anos?
BASEADO EM UMA HISTÓRIA REAL

(Imagem: VSCO)

A Camila sempre soube que iria escrever essa história em algum momento. Achou que a transformaria em um livro — mas, na verdade, ainda não descarta essa ideia.

  • Pra início de conversa, ela fala que nunca conseguiu responder a pergunta: como você se imagina daqui a 5 anos?

Ela sempre viveu focada no presente, sem pensar muito no que viria a seguir. Inclusive, se perguntassem pra ela, exatamente há um ano, se ela se imaginaria vivendo tudo isso, a resposta seria um não — desses bem óbvios.

Tudo começou em 2011. Mais especificamente falando, no dia 9 de setembro de 2011. Ela sabe porque guardou uma foto.

No terceiro ano do colegial, a Camila foi com as suas amigas em um churrasco — e nem adianta perguntar quem era o dono da casa, porque ela não sabe nem como foi parar lá. risos.

  • Ela também não lembra todos os detalhes, mas lembra de flashes: dela e do Flávio sentados na escada, e dele contando que fazia aniversário dia 3 de maio.

Dessa parte ela nunca esqueceria, porque o seu é no dia 2 de maio. Ela lembra de ter cantado uma música do Luan Santana pra ele, e lembra que ele estava de braço quebrado.

Depois desse dia, os dois continuaram ficando por uns 3 meses. Em um certo momento, o Flávio gostou mais da Camila do que ela dele. Em outro momento, a situação se inverteu.

Por vários motivos, não deu certo e eles se machucaram muito. A Camila até disse que nunca mais iria falar com ele na vida, e entrou em um relacionamento que durou 5 anos.

Fazendo um adendo importante, a Camila era muito amiga da namorada do irmão do Flávio, por isso eles nunca perderam contato. Onde um estava, o outro também marcava presença.

  • Acontece que, em 2017, o Flávio tomou a decisão de ir fazer intercâmbio na Austrália — e acabou se fixando por lá.

Enquanto isso, a vida da Camila estava acontecendo: ela se formou na faculdade, começou a trabalhar, terminou o namoro e foi se estabilizando e crescendo na sua carreira.

Eles acabaram ficando em uma vinda do Flávio ao Brasil, mas não deu em nada. Ele estava vivendo sua vida — e seus amores — por lá. E a Camila fazendo o mesmo por aqui.

De 2020 a 2022, por conta da pandemia, a Austrália fechou as portas e ninguém entrava e ninguém saía. Foi quando o Flávio terminou um relacionamento, e voltou a conversar com a Camila pelo WhatsApp.

  • Nesse meio tempo, ele voltou de surpresa pro Brasil, mas os dois se desencontraram mais uma vez.

A Camila estava feliz no seu trabalho, conhecendo pessoas e aproveitando a vida. Ela não tinha o sonho de ir pra fora do país, e sabia que o Flávio jamais largaria a Austrália naquele momento.

Enquanto se beijavam, falarameu te amo” e “eu também”, mas sabiam que não seguiriam juntos.

Até que, no ano seguinte, o Flávio voltou ao Brasil pra passar as férias. Ele estava com outra pessoa. A Camila também.

  • Quando viu que a vida tinha realmente tomado rumo, ela sentiu que tinha perdido uma grande chance de ser feliz.

Sentiu que tinha escolhido o seu caminho. E o Flávio também. Sentiu que os dois não conseguiriam mais se encontrar da forma que se prometeram a vida inteira.

Foi aí que ela terminou com seu ex-namorado. Contou toda a verdade, e disse que precisava ao menos tentar. Precisava tirar essa dúvida do peito. Precisava viver esse “e se”.

Como o que a vida quer da gente é coragem, ela mandou uma mensagem pro Flávio abrindo seu coração. Disse que, se ele topasse, estaria disposta a passar 3 meses na Austrália.

  • Todos falam o quanto ela foi corajosa por abrir mão de tudo no Brasil — relacionamento, casa, carro e emprego — e se jogar no incerto.

Ela responde que, desde o momento em que decidiu ir, nunca mais teve medo de nada.

Se deu certo? O spoiler está no início do texto. Em 2023, a Camila foi pra Austrália e passou os melhores 3 meses da sua vida. Não por causa do lugar, mas pela companhia.

Ela diz que eles tinham que passar por tudo isso. Tinham que amadurecer pra esse relacionamento dar certo. Tinham que ter certeza das suas escolhas, porque hoje eles se escolhem diariamente.

  • Todos os dias, assim que acordam, eles entram em uma disputa de quem fala “eu te amo infinito” primeiro. Faz 1 ano e 3 meses que a Camila perde.

Depois de 11 anos do primeiro beijo, a Camila sabe que está no lugar certo. E também sabe que todos os outros encontros que viveu foram essenciais pra que ela chegasse até aqui.

No mês passado, eles vieram passar férias no Brasil, e o pedido de casamento aconteceu.

Os amigos dos dois fizeram uma surpresa depois do pedido, e escreveram: falar sobre vocês é aprender sobre cumplicidade, sobre dar prioridade ao outro, e saber que podemos fazer loucuras por amor.

E pra quem diz que que seguir o coração é falta de juízo, a Camila cita Guimarães Rosa: qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.

A história de hoje parece de filme, mas é real. Clique aqui pra conhecer a Camila e o Flávio. 🧸

PATROCINADO POR CHICO REI

Vários estudos apontam que a cor mais popular do mundo é o azul! 💙

  • Uma das explicações pra essa cor ser a queridinha é porque ela costuma ser associada à tranquilidade, confiança e estabilidade.

Então a Chico Rei, ouvindo aqueles que pediam por um toque de cor nas peças, lançou novas cores de bolsas e mochilas e é claro que o Azul Índigo teve que ser uma delas!

Além desse tom, trouxeram esses como novidades também: mostarda, terracota e verde musgo. Com tantas possibilidades, ficou difícil escolher a favorita. Clica aqui pra ver qual gosta mais.

Sunday Mood 💋 

EDITOR’S PICK

(Imagem: We Heart It)

Com amor e coragem. Aproveite o dia de descanso, siga as nossas dicas e seja feliz. Você merece! 🫶

  1. Sad and beautiful. Pra quem gosta de sentir desconforto diante da tela, esse filme é triste, lindo e real. 🍿

  2. Pensando em dar um up no visual? Aqui estão inspirações super estilosas de cortes de cabelo. 💇‍♀️

  3. Dica de ouro. A estagiária mandou esse podcast aqui pra literalmente todas as amigas dela. Indireta? rsrs. 🎧

  4. Relax and chill. Esse episódio do Tiny Desk vai deixar seu dia muito mais gostoso. 🎼

  5. Vocês gostam de livros curtinhos? Aqui estão 3 obras sensacionais que dá pra ler em um dia. 📚

  6. Uma sequência bem sexy pra finalizar o seu final de semana. 🔥

Arco e flecha 🏹

PITACOS FEAT. LUISA MEIRELLES

(Imagem: Luisa Meirelles | Instagram)

Diz-se por aí, e eu penso ser verdade, que a elegância é uma grande raridade. Reservada a poucos por custar caro demais. Não falo de roupas ou dinheiro. Ao contrário, desconfio que as superficialidades são uma armadilha para se deixar de ser elegante. Para se render à ilusão do poder.

Elegância é tempo, e de tempo pouca gente dispõe. Tempo para resistir ao impulso da brutalidade, tempo para formular delicadeza. Elegância me parece algo a se colecionar lentamente, como pequenos passos de maturidade ou novas marcas no rosto: conquistas de quem transparece.

Um dia desses fui a um osteopata, indicado por uma amiga aqui em Paris. Queria curar dores. Indelicadezas que ficaram no meu corpo.

Era um médico gentil. Um homem elegante. Seus leves toques no meu ventre despertavam as mais diversas sensações: harmonia, medo, raiva. Ele me disse que haviam sentimentos, dores e palavras que eu não conseguia expressar. Eu disse que era verdade. Devia ser porque desde menina me encontrei no dever de guardar a harmonia. Eu e tantas outras.

  • Não vivemos em um mundo que autoriza as mulheres a serem doces o tempo todo. Então dói.

Ao final da sessão, levantando da maca, ele me falou para pensar nas Amazonas. “As guerreiras da Grécia Antiga que batalhavam em seus cavalos com arco e flecha. Elas tinham muita elegância e sabiam se afirmar.” Não era a primeira vez que eu pensava nelas.

Lembrei do meu corpo de menina, que devia ter uns oito anos... Sentada na cama do meu quarto com ursinhos passeando no papel de parede, ao lado da minha madrinha, que lia o significado dos nomes da nossa família em um livro: “Luisa quer dizer guerreira gloriosa”.

Meu corpo se contorceu com decepção: eu queria ter ouvido que era uma princesa. Escapar das dores, ser protegida, não ir a batalha: ser guardiã da harmonia. Mas uma mulher livre precisa andar com suas armas.

E hoje eu acho muito elegante
Ter um arco
E uma flecha.

Esse texto foi escrito (e gravado 👀) pela Luisa Meirelles, que faz poesia e fala de moda e da vida no seu perfil do Instagram. We love it! 🏹❤️‍🔥

Estamos contratando um DJ

SPECIAL PICK

Por mais estranho que pareça, o trabalho de quem escreve o the news é mais próximo do de um dee-jay do que de um jornalista — e vamos te explicar com 5 argumentos:

  • Há uma infinitude de músicas notícias disponíveis;

  • O melhor DJ não é o que conhece mais notícias músicas, mas sim o que toca a melhor para aquele momento específico;

  • Jornalistas DJs podem ser bem caretas e os nossos não são;

  • O tom das músicas notícias é tão importante quanto a letra em si;

  • Escolher a música errada pode acabar com o clima.

Poderíamos escrever mais 10 argumentos, mas você já entendeu, e o motivo dessa explicação é simples: o processo para uma das vagas mais concorridas e queridas do Brasil está aberto.

CRONOGRAMA 🗓

📑 Formulário inicial: 04/09 a 10/09

✍️ Envio dos cases: 11/09 a 15/09 (até 23:59)

🤓 Entrevistas técnicas: 16/09 a 18/09

☕️ Entrevista final (cultura): 19/09 a 20/09

🏆 Resultado: 23/09

Importante: todas as etapas são eliminatórias e não avisamos os desclassificados

Clique para participar. Da última vez, foram mais de 600 candidatos. Capriche! Código do formulário: tywjk

O que você achou da edição de hoje?

Você pode explicar o motivo depois de votar

Login or Subscribe to participate in polls.

🎟️ Quer divulgar seu negócio conosco? É só clicar aqui.

A próxima pode ser a sua 💌
FINAL NOTES

Gostou da história que leu? A próxima pode ser a sua. Conte pra gente aquela história de amor que só você sabe e tem dentro de si. Afinal, todo mundo tem a sua.

Envie para: [email protected]

Queremos compartilhar, pelo menos um pouquinho, desse sentimento que você tem aí dentro. Você nunca sabe o que ele pode provocar nas pessoas…

the stories.cc 🧸

Nem sempre com finais felizes, mas sempre verdadeiras. Histórias de quem realmente sentiu algo sincero, diretamente entregues na sua caixa de entrada.

A cada história uma emoção. Sempre aos domingos de manhã, às 08:08.

até domingo que vem!

Sempre chegamos a sua caixa de entrada por volta das 08:08. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.