toda forma de amor

se você focar demais na porta que fechou, vai esquecer de notar aquela que está abrindo — esteja atento aos novos caminhos.

Feliz Jano Novo

FIRST THINGS FIRST

Jano, o deus de Janeiro, é uma das entidades mais interessantes da mitologia romana. Sua figura presidia os começos: o início do ano, de uma empresa, negócio ou relacionamento.

  • Mas, como todo começo tem um fim, Jano era representado com duas faces contrapostas, associado às transições da vida e à dualidade do Universo.

Segundo a mitologia, dia 1º de Janeiro — “a porta que abre o ano” — continha o ano velho que se encerrou e o ano novo com todos os segredos do futuro. Por esta razão, o símbolo de Jano era a chave: abre portas, mas também tranca.

Muitas vezes, por medo de mudanças, desejamos que as coisas permaneçam sempre do jeito que estão. Mas é aí que o deus romano entra com uma boa e uma má notícia: os momentos bons passam, mas os ruins também.

Acreditamos que ficaremos tranquilos quando as coisas pararem de mudar, mas a verdade é que só teremos paz quando aceitarmos que as coisas mudam — e que talvez seja esta a beleza da vida.

Abrace as mudanças que o ano está te trazendo, mas não se esqueça das lições aprendidas em 2021. Como bem dizia Mário Quintana, nós vivemos a temer o futuro, mas é o passado que nos atropela e mata.

BASEADO EM UMA HISTÓRIA REAL

Um macarrão para duas

Desde pequena, ensinaram para a Clara que ter um parceiro era uma das partes mais importantes da vida. 

Ela via a o frio na barriga das amigas com os paqueras, a empolgação do irmão com a namorada e a felicidade de seus pais em casa — mas nunca tinha sentido nada que comprovasse esse tal de amor.

Seus amigos da escola sempre a descreveram como uma pessoa independente, que era feliz sozinha e não precisava formar um casal para se sentir completa. Isso foi dito tantas vezes que, em um certo momento, Clara passou a acreditar que era verdade.

Quando chegou no terceiro ano, ela decidiu que queria fazer Medicina. Pensando em continuar perto dos pais, Clara estudou muito para passar na faculdade federal de sua cidade.

  • Na hora do resultado… 2 colocações a deixaram de fora da lista e o sonho de estudar perto da família ficou para trás.

Mas, como uma chave que tranca portas também abre outras, a nota da Clara foi suficiente para que ela passasse no Rio de Janeiro. E lá foi ela, em direção a um lugar novo, cercada de todas as possibilidades e mistérios que o mundo poderia reservar.

Ao chegar na faculdade, Clara conheceu pessoas diferentes das que estava acostumada a conviver. Viu pessoas felizes, que se relacionavam com quem queriam e da forma como queriam, sem qualquer tipo de julgamento ou preconceito.

No primeiro semestre, chegou o Carnaval. Acostumada a se virar sozinha, Clara não tinha nenhuma expectativa além de se divertir com seus colegas e fazer novas amizades.

  • Até que… No primeiro dia do feriado, ela conheceu a Beatriz.

Bia nunca tinha se relacionado com meninas, mas era bem desinibida e não tinha medo de tomar iniciativa. Em um instante, teve iniciativa por ela e pela Clara e roubou um beijo que fez o Carnaval parar.

E foi só os lábios se tocarem para a Clara perceber que ela nunca foi incapaz de amar. Na verdade, só haviam ensinado um amor diferente do que ela sonhava em receber.

Pode parecer clichê, mas, para ela, era tudo diferente. O toque era diferente, o frio na barriga era diferente e a importância que todos davam para aquele sentimento chamado amor finalmente fez sentido.

Clara e Beatriz começaram a namorar. Amadureceram e descobriram que um relacionamento com alguém do mesmo sexo é algo completamente normal, saudável e feliz.

  • Ficaram 1 ano e meio juntas. 

O amor que viveram era lindo e real, mas agora que um novo mundo se abriu, Clara queria se conhecer melhor — e continuar explorando todos as palpitações que um coração é capaz de sentir.

Passou alguns meses solteira até que, novamente, chegou o Carnaval.

Clara não estava a procura de um amor, porém, como não conseguimos controlar os anseios do coração, logo se aproximou da Marina.

As duas já se conheciam da faculdade e Clara sempre se contentou em admirá-la de longe, encantada por suas sardinhas e seu riso solto.

  • Começar um flerte com algum desconhecido na balada é fácil. Encarar aquele que te dá borboletas no estômago complica bastante a situação.

Clara não conseguiu naquela noite, mas chegou em casa e mandou uma mensagem para a Marina, dizendo que queria muito fazer um macarrão, mas não tinha penne em casa — detalhe: ela mora em frente o supermercado.

Marina, que não é boba nem nada, logo entendeu o recado e foi até a casa da Clara entregar o penne. As duas cozinharam juntas e estão fazendo macarrão até hoje, 2 anos depois. 

Esse amor é tão grande e verdadeiro que a descoberta da nova Clara se estendeu para a família, os amigos e o mundo. Ela agradece e tem um recado para quem está lendo: não existe sensação melhor do que ser quem se é e amar quem se quer.

New Beginnings 💙

EDITOR'S PICK

Página 2 de 365. Você com certeza já sabe disso, mas é bom lembrar que ainda temos mais 363 páginas em branco para preencher. Aproveite nossas dicas e pense na melhor forma de colorir as páginas que estão por vir. 🎨

  1. O que você quer mudar em 2022? Ouça o Podcast e estabeleça metas para evoluir nas 5 áreas da sua vida — para saber quais são, tem que escutar. 🔊

  2. A história te deixou com vontade de saborear um delicioso penne? Aprenda esta simples receita de macarrão caprese e tente conquistar o crush — é só falar que você não tem a massa em casa. risos. 🍝

  3. Para aproveitar o seu domingo curtindo um cineminha, recomendamos a nova comédia romântica do Woody Allen, O Festival do Amor. Clique para conferir a programação dos cinemas da sua cidade. 🎞️🍿

  4. O livro Torto Arado foi o mais vendido no Brasil pela Amazon em 2021. Nas profundezas do sertão baiano, o autor conta a história de duas irmãs que estão entrelaçadas por um incidente ocorrido na infância. Aproveite a oferta.📚

  5. Quem é aquele amigo que alegra o seu dia? Todo mundo tem um. Marque ele nesta publicação e deixe-o saber o quanto você é grato por esta amizade. 🧸

Quer divulgar seu negócio conosco? É só clicar aqui.

A próxima pode ser a sua 💌

FINAL NOTES

Gostou da história que leu? A próxima pode ser a sua. Conte pra gente aquela história de amor que só você sabe e tem dentro de si. Afinal, todo mundo tem a sua.

Envie para: [email protected]

Queremos compartilhar, pelo menos um pouquinho, desse sentimento que você tem aí dentro. Você nunca sabe o que ele pode provocar nas pessoas…

the stories.cc 🧸

Nem sempre com finais felizes, mas sempre verdadeiras. Histórias de quem realmente sentiu algo sincero diretamente entregues na sua caixa de entrada.

A cada história uma emoção. Sempre aos domingos de manhã, às 08:08.