vai ganhar na loteria

dizem que a arte e o amor são a mesma coisa: o processo de ver a si mesmo em coisas que não são você. ama quem se enxerga no outro.

“Temos a arte para não morrer da verdade”

FIRST THINGS FIRST
Inspire-se com 13 beijos eternizados pela arte - ISTOÉ Independente

#MomentoCult. Toda semana, antes da história de amor, traremos coisas legais e variadas para começar a edição. De obras de arte até álbuns musicais, nossa ideia é te entregar o que conhecemos de melhor.

Uma delícia pra quem já é culto e um prato cheio pra quem não sabe nada sobre isso e vive só de notícias & mercado. risos. Brincadeiras à parte, pode ser útil pra paquerar ou ter assunto com o crush.

A pintura acima é de René François Magritte. Um dos maiores artistas de todos os tempos e precursor do movimento surrealista — conhecido por usar o potencial do inconsciente e dos sonhos como fonte para a criação de imagens fantásticas.

Arriscando fazer uma interpretação moderna — e sem qualquer análise técnica —, há na imagem um exemplo das formas superficiais de relacionamento dos tempos atuais — amores viciados pelas conexões instantâneas.

  • Algo que talvez o autor — que odiava interpretações de suas obras — nem sequer havia imaginado que seria aplicável nos dias de hoje. Engraçado, né?

Continuando… O beijo coberto pelo véu causa uma sensação de desejo frustrado, escancarando uma possível incapacidade de estabelecer uma conexão real com quem está ao lado.

Cada um vê na arte, a arte que traz em si. Portanto, não existe maneira correta de traduzir a profundidade da obra — cabe ao apreciador desvendar o mistério. Olhe mais uma vez. Aqui estão outras obras de Magritte.

BASEADO EM UMA HISTÓRIA REAL

A cigana já sabia

Como já dizia Victor Hugo, "a suprema felicidade da vida é ter a convicção de que somos amados". A professora Ilza não gozava dessa certeza.

Entre namoro e noivado, foram-se 10 anos de um relacionamento difícil, de tirar o sono e fazer o coração palpitar de angústia (e não de amor). Sua intuição dizia que não chegaria ao altar.

Longe dali, estava Fernando. Funcionário de uma grande empresa que acabara de ser transferido para outra cidade. Mais velho e sempre muito fechado para relacionamentos, prometeu para si mesmo que encararia a mudança de coração aberto.

  • Sabendo da chegada de uma cigana na cidade, Ilza tirou o anel de noivado e foi consultar a tal vidente — indo contra seus princípios religiosos, mas ouvindo sua intuição. 

Chegando lá, a cigana já foi logo dizendo: "ainda bem que tirou o anel, porque não é com ele que você vai se casar". Em seguida, continuou: "seu futuro marido é de 10 a 15 anos mais velho, tem os olhos azuis e vocês terão cinco filhos. Ah, e você vai ganhar na loteria".

Ilza não deu muita atenção ao que a vidente falou, mas acabou terminando o noivado mesmo assim — só faltava um “empurrãozinho”.

Alguns meses depois, Fernando foi dar uma palestra na escola em que Ilza lecionava. Lembrando-se da previsão da cigana e fixada nos olhos azuis de Fernando, a professora direcionou uma pergunta ao palestrante — alguma coisa dizia que era ele. 

Fernando — sem jeito que só ele — se perdeu nos olhos de Ilza e não conseguiu responder a professora. Ela foi para casa decepcionada com sua intuição e ele foi dormir pensando na oportunidade que deixara passar.

No dia seguinte, Fernando conseguiu o endereço de Ilza — naquela época não existia celular — e foi até sua casa perguntar se poderia pegar o jornal emprestado. Ela deu aquele sorriso de quem já sabia o que aconteceria. 

  • A intuição cutuca, depois pressiona e em seguida bate na porta. Fato é: ela nunca bate à toa.

Fernando era 12 anos mais velho que Ilza e o desfecho não foi outro: se casaram e tiveram 5 filhos. Ele não está mais aqui, mas os olhos dela — aos 86 anos — ainda brilham ao contar essa história. 

Ao ser questionada sobre a loteria, Dona Ilza respondeu que ainda está na espera, mas crê no provérbio português: “azar no jogo, sorte no amor”.

Do nothing & chill ✌️

EDITOR'S PICK

Lembrando do final de semana ou preparando para a segunda, domingo é dia de relaxar. Se o #SundayMood ainda não bateu por aí, fica a sugestão para aproveitar o dia. Aprecie sem moderação. ❤️‍🔥 

  1. Você quer viver um amor mesquinho ou um amor grandioso? Esse TED Talks compara os dois e deixa as suas reflexões sobre como viver um grande amor. 🙇‍♀️

  2. Ser cult, às vezes, faz bem. Seguem três dicas de programação pelo Brasil:

    1. Em BH, a partir do dia 15/09, o CCBB vai receber um conjunto de 20 obras do artista contemporâneo Leandro Erlich;

    2. Em SP, a #34Bienal encabeçada pelo curador Jacopo Crivelli está aberta até 5 de dezembro;

    3. No RJ, hoje é o ultimo dia para visitar a exposição “Vaidade Infinita” dos artistas Tiago Carneiro da Cunha, Gabriel Secchin e Felipe Barsuglia.

  3. Tem coisa melhor do que história de amor proibido? Selecionamos os 10 melhores filmes pra você curtir o resto do domingo @thestories.cc. 🎞️

  4. Já está escutando nossa playlist? Clique para ouvir. 🎶

A próxima pode ser a sua 💌

FINAL NOTES

Gostou da história que leu? A próxima pode ser a sua. Conte pra gente aquela história de amor que só você sabe e tem dentro de si. Afinal, todo mundo tem a sua.

Envie para: [email protected]

Queremos compartilhar, pelo menos um pouquinho, desse sentimento que você tem aí dentro. Você nunca sabe o que ele pode provocar nas pessoas…

the stories.cc 🧸

Nem sempre com final feliz, mas sempre verdadeiras. Histórias de quem realmente sentiu algo sincero diretamente entregues na sua caixa de entrada.

A cada história uma emoção. Sempre aos domingos de manhã, às 08:08.